Dos Andes ao Atlântico

PATAGONIA ARGENTINA

- setembro 2024 -

Alguns dias após voltar para casa, consegui começar a editar e olhar um pouco do que meus olhos registraram em nossa última aventura. Era o presente de aniversário da nossa filha Cora, iríamos comemorar os seus 04 anos ! Sair com o trailer engatado no carro e cruzar as grandes pampas da região de Chubut, Patagonia Argentina.

"Do Andes ao Atlântico, nosso objetivo era encontrar e ver de pertinho as baleias Franco Austral"

Nesses quase 2.000km percorridos em 10 dias de viagem, pudemos sentir ventos bem fortes, céu super estrelado, aprender sobre fósseis e dinossauros, sentar na areia branca e se maravilhar com as belezas da fauna marítima e terrestre. Dos guanacos aos lobos-marinhos, decidimos percorrer o percurso, com muita calma, e sem pressa alguma. Pouca expectativa e muita surpresa.

Previous
Next

Saindo de casa, nossa primeira parada foi na região de Los Altares, local que nos impressionou demais pela geografia e o visual muito parecido com o deserto do Arizona. Aquela estrada, cruzando enormes campos, rios ressecados, e montanhas arenosas, com um degradê visível do bege ao vermelho terra. Aquele céu enorme, com o vento imponente que empurrava o trailer e trazia a sensação de aventura em estar ali, cruzando parte do continente.

"Flamingos cor de rosa banhavam-se em lagoas perto da estrada, todo aquele cenário, me inspirava em querer viajar devagarinho, fotografar e ficava uma vontade de querer voltar ali novamente um dia."

Ben e Cora, apesar da viagem cansativa e ficar um tempo considerável no carro, se comportaram muito bem. Ben, com todo seu jeito curioso e habilidoso, virou meu pequeno assistente que abria, montava e guardava o drone, sempre que queria fazer um vôo. Ajudou a encher o tanque de água do trailer, entusiasmado, por se sentir útil, e puxava aquela mangueira comprida, e acompanhava o status do monitor de nível de água todos os dias. Quando estacionávamos o trailer ele queria ajudar com as ferramentas e aparatos para poder desengatá-lo.

Cora sabia que íamos encontrar as baleias, e estava contente em poder correr livremente em nossas paradas e sentir seus cabelos soltos, cobrindo seu rosto.

" Estávamos felizes, unidos e se ajudando para que tudo desse certo. "

Previous
Next

De Los Altares, fomos até Trelew, onde ficamos 2 noites, para fazer alguns programas que queríamos, como o sítio arqueológico de milhares e milhares de anos, com fósseis cravados na terra, conchas e cascas meio que enterradas nas encostas da montanha, e pode-se ver que tudo ali, onde passamos e viajamos, um dia, era mar. É realmente impressionante poder ver e perceber o quão pequenos somos, e poder estar ali, aprender e também mostrar essas curiosidades para nossos filhos, dessa forma, é tão gratificante ! A visita no Parque Paleontológico Bryn Gwyn foi uma surpresa e um passeio muito legal em ter feito, a céu aberto, caminhamos e fomos descobrindo diversos fósseis no caminho até o mirante no alto do morro.

Conhecemos um dinossauro construído em tamanho natural e ficamos impressionados com o nosso tamanho e proporção perto dele ! Passamos ainda rapidamente por Rawson, cidade capital da província de Chubut.

Nosso próximo destino seria estacionar nosso trailer no camping em Puerto Pirâmides, dentro da Reserva da Península de Valdez. Ali ficaríamos algumas noites, para poder conhecer todos os cantos da península e encontrar os diferentes animais

.

Esse pequeno vilajero, com cafés, restaurantes, pousadinhas e serviços turísticos, tinha um charme único, e tudo ali, pertinho, nos fez sentir bem a vontade. Toda a baía com suas encostas altas e áridas, o azul profundo do oceano, e de repente, ver bem na sua frente, cabeças e caldas das baleias, nadando e se exibindo ali para tantos que as observavam.

Era um show livre, a céu aberto, e as crianças, hora com binóculos tentando enxergar as baleias de pertinho, hora correndo na areia e brincando felizes.

Um dos passeios que fizemos foi o avistamento dentro de um barco, que procura por elas, em algunas lugares que não chegamos pela costa, e fomos presentados com algumas visitantes que nos rodeavam, sem timidez alguma. A certo momento, apareceu uma baleia mãe com sua filha, que era uma baleia albina, super rara de aparecer, e ali ficaram, cerca de 20 minutos ao nosso redor, nadando por baixo do barco.

As crianças se divertiram, e assim foi, todos os dias, procurando aproveitar com os passeios, trilhas e pontos preparados para receber os turistas que visitam a região.

 

"Baita viagem linda, ainda mais, fazendo dessa forma tão próxima, onde o maior propósito era a nossa conexão de verdade com o lugar. "

" Todos aprendemos, todos se conectaram, todos saíram dali com o coração apertado, com vontade de querer voltar. "

O mais legal de tudo é ter a certeza de que, esses dias, ficarão registrados nas memórias dos nossos filhos para sempre, criando essa memória afetiva, descobrindo, aprendendo e vivenciando, mesmo que só um pouquinho, mas de forma respeitosa, genuína e divertida.

Latest News

Stay updated with our latest news and stories we share every day!

Families on the Road !

Nor again is there anyone who loves or pursues or desires to obtain pain of itself, because it is pain, but because occasionally circumstances
Read More

Dos Andes ao Atlântico

Nor again is there anyone who loves or pursues or desires to obtain pain of itself, because it is pain, but because occasionally circumstances
Read More
Previous
Next