Nothern Lights at Manshausen Island

Essa foi uma viagem que pude participar e que foi elaboradapela agência de experiências LIVSTA.
A especialidade deles são viagens na Noruega e essa foi a primeira edição visitando a Ilha de Manshausen.

Foram 04 noites que eu estive com o grupo. Acabei precisando antecipar meu retorno por um outro shoot que precisava fotografar em São Paulo.

OSLO | DAY 0

O grupoi se encontrou na capital Norueguesa no dia 19 de outubro. Uns viajaram do Brasil, outros de Londres, e eu embarquei também por Heatrhow, e tive a infelicidade de minha mala ser extraviada. Em tempo, conseguimos localizá-la e felizmente me entregaram no mesmo dia, a noite, em meu hotel. Eu estava em Londres para buscar uns equipamentos, filmes e umma câmera analógica Contax T3, que vocês verão alguns clicks aqui nesse post.

Fizemos um breve “pitstop” para um snack e fazer um brinde com o grupo no Pastis.

Mais tarde tivemos o encontro “oficial”e informal do grupo, no rooftop do Hotel Sommerro. 

Tivemos uma surpresa com a visita de Børge Ousland, aventureiro, escalar, explorador norueguês e fundador do Manshausen. Ele apareceu para conhecer o grupo e nos trazer um livro de suas expedições.

Oslo - Bodø - Steigen - Manshausen Island

DAY 01

Dia em que a expedição de verdade começa. Nos encontramos no aeroporto de Olso, que por sinal, extremamente organizado e moderno. Dali tomamos o vôo Oslo - Bodø. 2 horas de vôo aproximadamente, todos muito ansiosos e animados, para o que estava por vir, que mal tínhamos idéia realemnte de como seria. Aquela sensação de descobertas, com expectativas. O que motivou o grupo inteiro em viajar, era para poder ver o show da Aurora Boreal. Episódio que acontece em alguns meses do ano no hemisfério norte, também conhecido como Nothern Lights. Almoçamos ali em frente o pier de Bodø.

EMbarcamos com as malas e muito entusiasmo naquele dia cinza e chuvoso. Era uma lancha reservada para todos os integrantes, e teríamos ali cerca de 2 horas aproximadamente de travessia. Águas frias nquele mar nórdico, e via-se de tempos em tempos formaç˜øes de fjords noruegueses. A vibe do grupo já dava para sentir ali, e não víamos a hora de nos surpreender com a chegada na Ilha de Manshausen.

Previous
Next

O BARCO

Previous
Next

CHEGAMOS !!!

ANCONRANDO EM MANSHAUSAND ISLAND

Fomos recebidos pela equipe do desse fabuloso lodge, e cada um foi levado a sua cabin. Não sei se mera coincidência, mas eu fui “alojado” na cabin que se chamava Patagonia ! Cada cabin tem seunome em referência a montanhas e regiões importantes ao redor do mundo.

 

Foi muito legal chegar e conhecer de perto esse projeto, que tanto inspirou o meu também projeto MAPU [ living in harmony], na Patagonia Chilena.Minimalismo com sofisticazção, simplicidade com elegância, onde o menos é mais. Percebe-se a vida ali naquele lugar e que a natureza que transborda ao seu redor, também têm sua fala. De dentro de minha cabin, pode-se ver uma montanha imponente, barcos passando, e a chuva escorrendo no vidro. Estava feliz em estar ali.

Nos encontramos ali para o jantar, que era servido em um espaço social, como um salão gourmet, com uma área comum social, sofas, música e a cozinha comandada pelo Chef Omar.

Estávamos muito ansiosos e com grandes expectativas de ver Aurora Boreal. Já estava escuro, e o céu naquela semana, com prognóstico de chuva e bastante nuvens, o que dificultaria o encontro aos nossos olhos. Após o jantar, uns foram para suas cabanas, e outros ficaram na esperaça de serem ainda surpreendidos por esta magia no céu.

Raphael em sua cabin

DAY 2 | SØRSKOT TREKKING

Um dia de atividade outdoor. Após tomar nosso café da manhã sofisticado, com pão caseiro, salmão defumado e queijo de cabra, ganhamos do time do lodge, cada um do grupo, um saquinho de papel reciclado para fazerem os seus sanduiches. Era um dia de trekking, e iríamos subir uma das montanhas do outro lado da ilha, já em terra firme. 

 

Saímos com a lancha e descemos no porto do vilarejo. Local que abastece basicamente tudo o que chega de suprimentos para o lodge.

Caminhamos alguns kms por asfalto, em uma estradinha com cenário deslumbrante, e em seguida chegamos onde efetivamente começaria nossa trilha. Cerca de 06 horas de percurso, e uma extensão de quase 13 kms. 

A trilha de esofrço baixo-médio, sem grandes dificukldades, e alguns trechos um pouco mais verticalizados. Subimos em um ritmo bem tranquilo, paramos meio que na metade do caminho para nosso almoço de sanduíches, e seguimos rumo ao cume. 

André Lucchesi
Vista de uma de nossas primeiras paradas na trilha.
Steph

Por todos lugares que passamos, podia ver a beleza peculiar nas vistas, texturas, cores. A Noruega têm de verdade seu encanto. As ovelhas na OIlha de Manshausen são muito simpáticas. Cada uma é chamada por seu nome.

DAY 03

DIA DE PESCA E TREKKING NA CAVERNA

Nossa programação era preparar as iscas, solta-las no mar com uma técnica local, e depois fazer uma nova trilha, dessa vez, costeando a praia azul celeste, caminhar no meio de um bosque de musgos, que parecia um cenário de filme, e até chegar em uma caverna. No retorno, iríamos retirar as iscas e descobrir se a pescaria têve algum êxito.

Laura, no preparo das iscas para a atividade de pesca.

Após voltar to trekking, fomos direto ao pier, onde virou rotina comprar uns snacks e fazer um brinde pós caminhada, no mercadinho do vilarejo. 

 

Parte do grupo voltou para a Ilha, e parte do grupo topou subir no barco para a segunda etapa da pescaria, que seria retirar a corda com os anzóis da água. Chovia, ventava e eu querendo captar cada instante daquele momento mais exposto, e ao mesmo tempo, ansiosos para descobrir algum peixe que possivelmente havia sido capturado.

 

A cada anzol, eles hora vinham com as iscas, semi coimidas, hora sem iscas, hora com estrelas do mar. A grande surpres adeixou para aparecer em um dos últimos anzóis que ainda estava embaixo d’água.

Era um halibote de 90 kgs. Que na verdade nada mais era do que  um linguado enorme. Tivemos de levá-lo até o pier para poder tira-lo da água, por conta do seu peso e tamanho.

Foi uma mistura de emoõçes ver aquela cena.

Sofisticação naMedida Certa !

O lodge conta com suas qualidades e luxo no ponto certo. 
Desde o conforto, serviço, gastronomia e atividades, nos faz querer ir embora com vontade de voltar.

Epara relaxar, nada melhor do que aproveitar o hottube localizado em um deco em frente aos fioredes com direito a mergulho emágua gelada do mar e sauna norueguesa.

Latest News

Stay updated with our latest news and stories we share every day!

Families on the Road !

Nor again is there anyone who loves or pursues or desires to obtain pain of itself, because it is pain, but because occasionally circumstances
Read More

Dos Andes ao Atlântico

Nor again is there anyone who loves or pursues or desires to obtain pain of itself, because it is pain, but because occasionally circumstances
Read More

Leave a Reply